Image

Terapia da Fala

Terapia da Fala é a área da saúde responsável pela prevenção, avaliação, diagnóstico, tratamento e estudo científico da comunicação humana e problemas relacionados, incluindo todos os processos associados à compreensão e produção da linguagem oral e escrita, assim como formas de comunicação não verbal. Engloba ainda a prevenção, avaliação e tratamento da deglutição. Esta especialidade destina-se a indivíduos de todas as idades, desde a neonatologia à geriatria.

Áreas da Terapia da Fala em destaque:

  • Comunicação Profissional – Num mercado cada vez mais exigente, competitivo e repleto de profissionais competentes e clientes exigentes, a diferenciação poderá estar na clareza com que as ideias são transmitidas, associada à credibilidade e profissionalismo. Visa-se o aperfeiçoamento das competências comunicativas com vista a uma comunicação mais eficaz, quer dentro da própria empresa como nas suas comunicações para o exterior.
  • Voz Profissional – A voz humana é um veículo comunicativo de excelência. Quando utilizada profissionalmente é intencional, está associada a padrões de estética, deve transmitir credibilidade e ter a resistência suficiente para a Médica Dentista.
  • Geriatria – A evolução natural da população e a tendência para o seu envelhecimento leva ao aumento do número de indivíduos com doenças incapacitantes. Verifica-se ainda um envelhecimento saudável, com mudanças funcionais graduais e que possibilitam a adaptação a um novo ritmo e mantendo qualidade de vida.  Neste sentido, o TF pode intervir em idosos com ou sem patologia, visando a sua adequação, adaptação, reabilitação ou manutenção das capacidades linguísticas e de deglutição.

A Terapia da Fala tem actualmente desempenhado um importante papel relativamente à comunicação de líderes, políticos, gestores, cantores, actores, professores, educadores, operadores de telemarketing, e demais cargos com elevada exigência a nível da comunicação.

 

Qual o papel do Terapeuta da Fala?

O Terapeuta da Fala trabalha todas as áreas relacionadas com a comunicação humana em todos os seus contextos. É o profissional de saúde responsável pela prevenção, avaliação, tratamento e estudo científico da comunicação e perturbações relacionadas. Falamos dos processos associados à compreensão e produção da linguagem oral e escrita, e da comunicação não verbal.

As perturbações reportam-se à fala e à linguagem, ao funcionamento auditivo, visual, cognitivo, muscular oral, respiratório, vocal e à deglutição.

 

Exercícios para Terapeutas da Fala

A intervenção eficaz do Terapeuta da Fala depende muito de instrumentos de intervenção adaptados e eficazes, que sejam desenvolvidos especificamente para cada dificuldade mas que simultaneamente atraiam a atenção do público-alvo.

Há escassez de instrumentos com este fim, e aqueles que existem nem sempre preenchem os requisitos necessários para a prática fiável da profissão e/ou não são adaptados à população portuguesa.

Médicos

Dr.ª Joana Carvalho

Terapeuta da Fala
Consultas

Consultas

35,00€
Terapia da Fala Clínica Mais
Excelência em Saúde
Terapia da Fala Clínica Mais
Excelência em Saúde
Terapia da Fala Clínica Mais
Excelência em Saúde
Terapia da Fala Clínica Mais
Excelência em Saúde